
Em 1896, seus pais Thomas Mumic (nascido em 1850) e Joanna Bostijancie , vendo a crise econômico-social avolumar-se e alastrar-se em toda a Europa, consentiram que o filho imigrasse para o Brasil. Carlos estava com 14 anos e, sem grandes perspectivas na Europa, queria e esperava algo mais da vida. Animado pela propaganda que vinha de além-mar sobre o novo país – Brasil -, tão rico, tão promissor e, além de tudo com um clima tropical que livrava as pessoas da penúria do inverno, decidiu se alistar como imigrante acompanhando uma família italiana amiga.

Tendo chegado ao Brasil com 14 anos de idade, Carlos já havia concluído o ensino elementar na escola na Áustria. Inteligente, ambicioso e cheio de energia, vislumbrava outras oportunidades no país que o acolhera e onde sonhava ter uma vida diferente.
Vagando de um lado para outro, executando um trabalho aqui e ali por anos consecutivos, chegou a Jaboticabal, onde conheceu um italiano – Jorge Bottero – do qual se tornou grande amigo.
Vagando de um lado para outro, executando um trabalho aqui e ali por anos consecutivos, chegou a Jaboticabal, onde conheceu um italiano – Jorge Bottero – do qual se tornou grande amigo.
Tanto Jorge quanto Carlos conseguiram serviço em um curtume. O trabalho consistia em ir aos campos para extrair a casca de barbatimão que era usada para curtir couros. Trabalho penoso e árduo, pois tinham que permanecer acampados no meio da mata, sem nenhum conforto, por grandes períodos. Mas o esforço lhes rendeu algo muito importante: aprenderam como curtir couro.
Carlos continuava tendo contato com o pai na Áustria. Por cartas ficou sabendo da morte da mãe em 1912; posteriormente, dos irmãos que lá havia deixado.
A saudade da terra natal tão distante, e a dificuldade para se adaptar aos costumes e à língua portuguesa, faziam com que os imigrantes se reunissem constantemente formando uma espécie de “sociedade dos imigrantes”. E os casamentos que aconteciam acabavam sendo entre os próprios patrícios. Foi assim que Carlos e Francisca se conheceram e, depois, se casaram.
Foto histórica mostrando Carlos Mumic, família e amigos num dia de festa do Cortume Santa Cruz.
DADOS DA CERTIDÃO DE NASCIMENTO
Os seguintes dados foram extraídos da Certidão de Nascimento:
Nome: Carlos Mumic
Data do nascimento: 21 de outubro de 1881
Pai: Thomaz Mumic
Mãe: Giovanna Bostjancie
Parteira: Catharina Vadinial
Batisado: 22 de outubro de 1881
Padre: João Sajovic
Padrinhos: João e Margarida Sabec
Carlos Mumic naturalizou-se brasileiro em 25 de fevereiro de 1930.
A foto ao lado foi extraída do seu Título de Eleitor, de 1932.